Acompanhe as novidades
Voltar
Dicas de plantio e cuidados com a grama esmeralda
Publicado em 11/01/2017
A grama esmeralda é uma das mais vendidas no Brasil devido à sua densidade e à baixa incidência de ervas daninhas, que resulta em um tapete verde bastante uniforme. Considerando suas vantagens, preparamos dicas de plantio e cuidados com a grama esmeralda para te ajudar a ter um gramado mais bonito e saudável.
Características da grama esmeralda
- Folhas estreitas, pequenas, levemente pontiagudas e tonalidade de verde intenso.
- Bom crescimento, atingindo até 15 cm em um ano.
- Formação de gramados densos e macios, quando bem cuidados.
- O melhor local para plantio da grama esmeralda é em sol pleno e solo fértil.
Dicas para plantio e cuidados com a grama esmeralda
Confira abaixo algumas informações sobre o plantio e cuidados com a grama esmeralda e saiba como manter seu jardim sempre verde.
PLANTIO
- Evite ficar manuseando o tapete de grama esmeralda no descarregamento, pois isso pode fazer com que ele se quebre.
- Antes do plantio, remova os objetos, entulhos, pedras e restos de lixo que estiverem no terreno.
- Plante a grama seguindo o espaçamento de 15 cm entre uma placa e outra, pois a gramínea expande à medida em que vai germinando e criando raízes.
- Ao fazer o plantio de grama esmeralda, irrigue a cada 100 metros quadrados plantados, preferencialmente de manhã ou no final da tarde.
CUIDADOS COM A GRAMA ESMERALDA
- A adubação no jardim com grama esmeralda deve ser feita semestralmente. Porém, caso o solo seja pobre em matéria orgânica, a dica é aplicar o adubo a cada 4 meses.
- A composição do adubo indicada para a grama esmeralda é uma mistura com 40 % de terra, 30 % de areia e 30 % de matéria orgânica (esterco de galinha ou torta de mamona). Mas se o gramado não estiver se desenvolvendo bem, a solução é chamar um profissional especializado para verificar o solo e apontar as necessidades do gramado.
- A grama esmeralda se desenvolve melhor nas estações mais quentes, entre os meses de novembro e abril. Nesse período, como o crescimento é mais intenso, as podas são mais frequentes.
- Quando se fala em projetos paisagísticos, a altura indicada para a poda é entre 2 e 3 cm. Porém, é importante ter um cronograma de podas, estabelecendo uma altura limite para realizar uma nova poda, como 5cm.
- A grama esmeralda precisa de regas frequentes, porém tendo o cuidado de não encharcar o solo.
Para mais informações e dicas de plantio e cuidados com a grama esmeralda, acompanhe nossa página de Notícias.