Acompanhe as novidades

Voltar

Como plantar grama esmeralda em placas

Publicado em 16/12/2016 Como plantar grama esmeralda em placas

Um gramado bonito depende de muitos cuidados, sendo os principais a poda e a rega. No entanto, pouco se fala sobre a importância do cuidado antes e durante o plantio, já que esta fase irá impactar nas etapas seguintes. Pensando nos cuidados que a manutenção exige, uma boa dica é usar a placa de grama ao invés da semente, tornando o trabalho mais simples. Para te ajudar, separamos algumas dicas de como plantar grama esmeralda em placas.

A grama esmeralda

A grama do tipo esmeralda é bastante conhecida e popular no Brasil, sendo utilizada em campos, paisagismo, jardins, áreas públicas e privadas. Por suportar sol pleno com poucas necessidades de poda, é uma das espécies mais indicadas e vendidas no país.

Como plantar grama esmeralda em placas

  • Meça o terreno

Essa parte é essencial para ter ideia de qual será a quantidade de grama necessária para cobrir a área. Assim, o volume adquirido será suficiente e não será necessário colocar os tapetes separados, criando vãos que podem deixar o gramado feio.

  • Limpe a área destinada ao gramado

Uma das fases mais importantes ao plantar grama esmeralda em placas é a limpeza da área. Remova lixos, pedras, entulhos e, principalmente, ervas daninhas para que o espaço destinado ao gramado fique sempre limpo e sem calosidades.

  • Revolva a terra

Após a limpeza, é hora de revolver a terra. Essa etapa garante dois aspectos: o primeiro é deixar a terra fofa, possibilitando que as raízes da grama se agarrem e possam crescer, e o segundo é a umidade do solo, que deve estar em condições adequadas.

Nessa etapa, é indicado criar sulcos com cerca de 10 cm para garantir melhor fixação das raízes.

  • Invista em adubação, fertilização e correção do solo

Utilize adubos orgânicos ou químicos (preferencialmente os que contenham nitrogênio) para preparar o solo e deixá-lo mais fértil. Para isso, é indicado procurar um profissional especializado, que poderá medir o pH para ter noção da acidez e corrigir o problema. 

  • Fazendo o plantio

Finalmente, faça o plantio da grama esmeralda em placas. Elas devem ser plantadas o mais rápido possível, evitando o transporte nas mãos por mais de 50 metros.

Coloque os tapetes lado a lado e, caso seja necessário, utilize uma linha de pedreiro para que tudo fique uniforme e uma faca ou pá para fazer os cortes necessários. Evite deixar grandes espaços entre um tapete e outro, garantindo apenas os espaços necessários para que as plantas possam respirar.

Por fim, fique de olho na quantidade de água. A fase logo após o plantio é crucial para o crescimento da grama, portanto regue sempre pela manhã para que o solo fique úmido.

 

A Gramas Diamante trabalha com grama esmeralda em placas com garantia de qualidade e procedência. Entre em contato ou nos ligue no telefone (62) 3291-3000.

Solicite uma ligação

* Campos obrigatórios

Orçamento rápido

* Campos obrigatórios