Acompanhe as novidades

Voltar

Como escolher a melhor grama para talude

Publicado em 27/12/2016 Como escolher a melhor grama para talude

Talude (também conhecido como barranco) é um plano inclinado entre dois ou mais níveis do terreno. Por suas características, a escolha da melhor grama para talude exige alguns cuidados e recomendações bastante específicos.

Pensando nisso, preparamos algumas informações sobre esse tipo de terreno e dicas para te ajudar a escolher a melhor grama.

Importância do talude

Os taludes são criados para solucionar as diferenças de nível nos terrenos. Dessa forma, têm a função de manter o terreno nivelado e mais seguro. Diante dessa necessidade e considerando o desenvolvimento de obras nas cidades próximas à capital, a solução ideal para o não desmoronamento dos taludes é o plantio de grama.

A grama para talude tem como função principal conter erosões, que destroem as estruturas que compõem o solo, levando nutrientes e sais minerais existentes para as partes baixas do relevo. No caso das cidades, o tipo de erosão mais comum é a provocada pela retirada de areia, argila, óxidos e húmus pelas águas da chuva.

A escolha da melhor grama para talude

Em áreas de sol pleno, a melhor opção de grama para talude é a grama esmeralda. Além de seu enraizamento seguro, essa gramínea não afeta os biomas e possui fácil manuseio e manutenção, desde que os cuidados com rega e adubação sejam seguidos cuidadosamente.

Em taludes sombreados, a dica é usar outros tipos de grama ou vegetação rasteira, como a grama são carlos ou a grama amendoin.

Dicas para plantio de grama para talude

Para fixar a grama no barranco, a instrução é utilizar estacas, de bambu ou madeira, cortadas a uma altura máxima de 20 cm. Esses gravetos servirão de apoio até que a grama para talude brote e tenha raízes que a mantenham no desnível.

Após preparar o locar e a grama, é preciso ter muito cuidado para abrir o gramado. Em desníveis mais acentuados, os rolos ou tapetes de grama nunca devem ser colocados na mesma linha, evitando a criação de feixes entre as peças de grama. Essa prática é importante para manter o gramado no lugar em dias de chuva mais intensa após o recém-plantio.

Lembre-se também que é essencial contar com a experiência de profissionais especializados no preparo do solo e comprar gramas de qualidade.

Na Gramas Diamante você encontra atendimento personalizado, grama esmeralda produzida em fazenda própria e entrega rápida. Para saber mais, acesse nosso site e peça seu orçamento.

Solicite uma ligação

* Campos obrigatórios

Orçamento rápido

* Campos obrigatórios