Acompanhe as novidades

Voltar

Cuidados com o jardim no período de chuva

Publicado em 03/01/2017 Cuidados com o jardim no período de chuva

A água é um elemento essencial para as plantas e o gramado, pois é condutora de nutrientes que mantêm a seiva alimentada. Porém, o excesso de chuva pode deixar o solo encharcado, afastar nutrientes importantes das plantas e ser vetor de fungos e bactérias, sendo essencial ter alguns cuidados com o jardim no período de chuva.

Para evitar que a época de chuva prejudique o jardim, confira algumas dicas e informações.

Os problemas causados pelo excesso de chuva

  • Nutrientes

A raiz é responsável por receber e distribuir os nutrientes que a planta precisa para desenvolver suas funções vitais. Porém, quando o solo não consegue absorver toda a água da chuva, a raiz não consegue absorver e reter os elementos que necessita.

Além disso, outro problema causado pelo excesso de chuva é a lixiviação, que retira a terra e os nutrientes, deixando as plantas mais frágeis.

  • Fungos e bactérias

Outro problema comum no período de chuva é a presença de fungos e plantas, que se reproduzem em ambientes úmidos. Esses parasitas se alimentam de folhas, flores e frutos, causando danos às plantas e ao gramado.

Cuidados com o jardim no período de chuva

O ideal para prevenir danos é agir preventivamente. Pensando nisso, separamos algumas dicas e cuidados com o jardim no período de chuva que podem ajudar a manter a grama e as plantas mais bonitas e saudáveis.

  • Preparo do solo

Para evitar problemas no jardim, o primeiro passo é preparar o terreno, canteiro ou vaso com uma drenagem eficiente. Para isso, é necessário eliminar torrões e brotos de ervas daninhas, deixando o solo areado e solto. Outra medida importante é colocar materiais que permitam o escoamento do excedente de água, como mantas, pedras específicas para jardinagem e tubos de PVC corrugado próprios para drenagem.

  • Uso de telas

Entre os cuidados com o jardim no período de chuva vale destacar a instalação de sombrite. Essa tela usada em estufas permite a incidência de raios solares e a passagem controlada da água da chuva.  

  • Adubação

Durante o verão, a necessidade nutricional das plantas aumenta, mas as chuvas podem varrer os fertilizantes e deixar as plantas desnutridas. Caso esse seja o cenário, a dica é ter atenção redobrada à adubação.

Além disso, as podas tradicionais devem ser evitadas. Isso significa que se as folhas aparecerem amareladas e secas, basta fazer uma cuidadosa poda de contenção.

  • Cuidado com as pragas

Pragas são oportunistas e o solo úmido é o ambiente perfeito para sua proliferação. Por isso, um dos cuidados com o jardim no período de chuva é manter o jardim sempre bem ventilado e pronto para receber o sol de forma controlada.

Para cuidar do seu jardim, conte com a experiência de profissionais especializados. Na Gramas Diamante você encontra grama esmeralda de qualidade e conta com uma equipe preparada para tirar suas dúvidas e garantir o melhor atendimento! Entre em contato e peça seu orçamento.

Solicite uma ligação

* Campos obrigatórios

Orçamento rápido

* Campos obrigatórios