Jardinagem para iniciantes: confira nossas dicas

Tempo de leitura: 2 minutos

A jardinagem é quase uma terapia. É relaxante, inspiradora e conecta você e a natureza de uma forma única.

Para te ajudar, confira dicas de jardinagem para iniciantes e fique fera nessa arte.

DICAS PARA JARDINEIROS INICIANTES

 Img - Jardinagem

1 – Sombra:

É verdade que plantas gostam de sombra, mas também precisam de sol para crescerem saudáveis, afinal a luz natural ajuda as plantas no processo de fotossíntese. Para garantir que suas plantas se desenvolvam bem, sempre opte por colocar o seu vaso próximo de janelas ou corredores bem iluminados.

2 – Regas:

Utilize sempre a umidade da terra como parâmetro: quanto mais seca, mais água será necessária para complementar os nutrientes da planta e deixá-la em condições de crescer. Se já estiver úmida, regue com cautela e sem abusos.

3 – Botânica:

Ganhou uma plantinha nova? Não se contente só com as informações de amigos ou familiares. Uma das principais dicas de jardinagem para iniciantes é procurar na internet detalhes sobre a biologia da planta e usar essas informações para cuidar melhor dela. Além de garantir que a planta cresça bem, isso servirá de bagagem para os seus cultivos futuros.

4 – Umidade do ar:

Palmeiras ficam lindas em escritórios, mas lembre-se que a maioria das plantas detesta ambientes secos. Se o ambiente tiver ar condicionado, a situação fica ainda pior, pois ele resseca as folhas, deixando as plantas com aspecto descuidado mesmo que você dê toda atenção a ela e ague regularmente. Portanto, para ambientes assim, opte sempre por suculentas ou plantas envasadas floridas, que têm os dias contados.

5 – Adubos:

Para começar, conheça o húmus de minhoca. É o adubo mais simples, é facilmente encontrado e, sobretudo, altamente eficaz. O ideal é fazer testes e ver a adaptação da sua plantinha para conhecer a quantidade ideal de aplicação.

6 – Podas:

Esse assunto exige pesquisa! De forma geral, a dica é efetuar a poda no final do inverno ou no período seco. Elimine os ramos secos, malformados, ladrões, doentes ou infestados com pragas e tenha uma plantinha feliz e em pleno desenvolvimento.

7 – Ervas daninhas, pragas e doenças:

Não perca o sono pensando nesses itens. Tenha em mente de que é só o ecossistema tentando encontrar o equilíbrio. Mantenha suas plantas sempre bem nutridas, hidratadas e com luminosidade favorável. Assim elas não deixam espaço para ervas daninhas e ficam mais resistentes a doenças.

Curtiu as dicas de jardinagem para iniciantes? Fique de olho no blog e confira mais conteúdos sobre o assunto. Conheça também o trabalho da Gramas Diamante através do site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *