Dicas de cuidados com a grama no verão

Tempo de leitura: 2 minutos

Durante o verão, o gramado cresce de forma acelerada e por isso precisa de muita atenção. Pensando nisso, preparamos algumas dicas de cuidados com a grama no verão, garantindo que ela fique sempre saudável e bonita.

CUIDADOS COM A GRAMA NO VERÃO

Confira algumas dicas e práticas que podem te ajudar a manter a grama mais uniforme durante o período do verão.

  • Aspecto da grama

Com a ajuda de um profissional especializado, faça o diagnóstico do gramado. Assim será possível verificar seu aspecto, homogeneidade e cor, além de checar se há folhas amareladas, ervas daninhas, irregularidades e áreas em que a terra esteja aparecendo.

  • Aparadores

Dê uma olhada no aparador e, se necessário, mande afiar as lâminas e lubrificar as engrenagens. Essa prática é essencial para evitar que as lâminas cegas mastiguem as folhas da grama, deixando o gramado feio e fraco.

  • Corte da grama

Durante o verão, a grama cresce mais depressa devido ao calor, luz e umidade. Diante disso, a frequência do corte é muito importante para que os efeitos da falta de corte não sejam muito profundos e evidentes.

  • Calcário

Essa dica é importante para quem está há mais de dois anos sem colocar calcário no gramado. Para aplicar corretamente, é importante fazer a análise completa do solo e corrigir o pH com calcário calcítico ou dolomítico.

  • Ervas daninhas

Para evitar que as plantas daninhas acabem com a beleza do gramado, é importante mantê-lo saudável e na altura correta, o que estimula seu adensamento e evita a germinação das sementes de ervas daninhas que dependem da luz.

Caso seja necessário utilizar herbicidas ou outros agrotóxicos é essencial consultar um profissional especializado que possa analisar também pragas e doenças que estejam afetando as plantas.

  • Adubação

Use estercos bem curtidos, húmus de minhoca, areia, terra vegetal, torta de mamona, farinha de ossos e outros adubos e substratos livres de sementes, pois isso evita a presença de sementes de plantas invasoras que podem contaminar a grama.

  • Irrigação

Entre os cuidados com a grama no verão, um dos mais importantes é a rega correta e adequada do gramado. Para ter melhores resultados, a dica é sempre irrigar o gramado pela manhã ou no final da tarde, evitando os momentos mais quentes do dia.

Irrigue a grama antes que o solo fique completamente seco e prefira regar em maior quantidade em intervalos maiores. Essa prática estimula o aprofundamento das raízes gramíneas e as tornam mais resistentes.

Anote essas dicas e coloque-as em prática na sua casa. Assim, mantendo os cuidados com a grama no verão, é possível passar por esse período sem gerar prejuízos para o gramado. Para saber mais sobre a manutenção do jardim e comprar grama esmeralda com qualidade garantida, conte com a Gramas Diamante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *