Dicas para escolher plantas para um projeto paisagístico

Tempo de leitura: 2 minutos

Na hora de escolher plantas para um projeto paisagístico, não basta apenas saber o nome. É necessário pensar na harmonia entre elas, tanto no que diz respeito às espécies quanto ao resultado visual esperado das combinações. Além disso, você deve levar em consideração também a gramínea a ser utilizada, afinal cada planta afeta de um jeito a grama utilizada na forração do solo.

Confira algumas dicas para escolher plantas para um projeto paisagístico e tenha um jardim muito mais bonito.

  • Preste atenção aos detalhes não naturais

Primeiro, avalie a arquitetura do local a ser feito no projeto paisagístico e então defina qual modelo será trabalhado e quais tendências serão seguidas. Por exemplo, a madeira tem um visual diferente, que combina com determinadas plantas, porém não combinam com o concreto, bastante utilizado em jardins com caráter medieval. Portanto, antes de escolher as plantas para um projeto paisagístico, considere o ambiente como um todo.

  • Considere os seguintes fatores:

Adubação

Cada planta tem necessidades nutricionais específicas. Apesar de você se dedicar individualmente a cada uma delas, é essencial que as plantas tenham características parecidas para que você consiga aliar a rotina ao cuidado das mesmas. A qualidade dos fertilizantes e adubos utilizados também deve ser observada.

Periodicidade das regas

Assim como a adubação, cada planta necessita de uma quantidade específica de água. Por isso, busque alinhar essas necessidades o máximo possível. A mesma regra vale para a quantidade de umidade no solo, que deve ser corrigida ao máximo possível para os tipos de plantas escolhidas no projeto paisagístico.

Incidência solar

A quantidade de luz solar também deve ser observada. Para isso, você pode escolher plantas que se complementem, como, por exemplo, uma que necessita de muito sol fazendo sombra para aquelas que preferem menos incidência solar.

Localização geográfica

Quando escolher as plantas, não se esqueça que algumas plantas não se adaptam bem ao calor e outras não se adaptam ao frio. As diferenças climáticas e no solo são imprescindíveis na qualidade e na beleza das plantas escolhidas, portanto não adianta escolher apenas plantas bonitas que combinem com o estilo do jardim. Elas devem ser saudáveis e pertencentes ao ambiente em que serão plantadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *