Jardins em terrenos inclinados

Tempo de leitura: 2 minutos

A dúvida é recorrente: é possível criar jardins em terrenos inclinados? A resposta, por sua vez, é bastante positiva. Por mais que apresentem maiores dificuldades para se estabelecer e necessitem de cuidados pontuais, os jardins em terrenos inclinados têm sua beleza e com a solução certa podem apresentar resultados satisfatórios para a contenção do escoamento de terra para as zonas mais baixas.

Veja abaixo dicas para fazer jardins em terrenos inclinados:

Correção do solo:

Assim como no solo plano, é preciso que o excesso de irregularidades seja corrigido o máximo possível. Para isso, retire pedras, raízes mortas e tente tampar ao máximo os buracos que podem aparecer.

Invista em um bom gramado

A grama é uma das melhores opções para deixar o solo inclinado mais firme e evitar o deslizamento de terra. A grama esmeralda, muito popular no Brasil, é uma ótima opção para esse tipo de terreno, pois apresenta crescimento regular, boa resistência ao pisoteio e bom desenvolvimento quando submetida à grande incidência solar.

Plante as espécies corretas

Não é toda espécie que se adapta bem em jardins em terrenos inclinados, por isso é preciso priorizar escolhas que favoreçam este tipo de solo. As plantas que crescem verticalmente não são uma boa opção, à exceção de bambus, taludes e agaves, em locais sombreados, bem como as plantas da família das aráceas. O ideal é aliar as plantas supracitadas com aquelas de crescimento horizontal, que dão mais firmeza ao solo.

Faça a correção da umidade

Solos inclinados tendem a acumular umidade na base, portanto utilize drenos e procure maneiras de fazer a correção da quantidade de irrigação que chega a cada parte do terreno.

Invista em fertilizantes

Da mesma forma que a água escorre, os nutrientes tendem a ir junto. Por isso, faça a correção dos nutrientes presentes no solo de forma padrão e garanta a saúde da grama e das plantas.
A Gramas Diamante oferece grama esmeralda de alta qualidade para os mais diversos fins. Para saber mais, entre em contato conosco e garanta um gramado bonito e de boa qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *