Tipo de grama mais adequado para cada jardim

Tempo de leitura: 2 minutos

Um gramado bonito valoriza qualquer projeto paisagístico e a saúde da grama e o tapete formado pela boa qualidade da mesma são o toque final no projeto de jardinagem. Para que o gramado esteja bonito e harmonioso, é necessário escolher o tipo de grama mais adequado para cada jardim. Pensando nisso, separamos alguns itens que devem ser considerados em cada tipo de grama e dicas para facilitar este processo, apresentando as gramíneas mais populares no Brasil e as suas principais características, veja:

Itens importantes na hora de escolher o tipo de grama mais adequado para cada jardim

Solo
Cada tipo de grama tem um grau de adaptabilidade a determinado solo, portanto, não se esqueça de considerar em qual o tipo de solo a grama será aplicada.

Acidez
Assim como o tipo de solo, a acidez e os nutrientes presentes naquele local são fatores determinantes na escolha do tipo de grama mais adequado para cada jardim. Para obter essas informações, a dica é contratar um profissional especializado e de confiança.

Incidência solar
A quantidade de luz solar que incide no solo também influencia na qualidade grama e na beleza do jardim. Por isso, na hora de escolher a grama ideal para o seu jardim, é importante levar em conta quanto sol incide na área e em qual parte do dia.

Resistência ao pisoteio
Algumas gramas têm uma maior capacidade de resistência ao pisoteio do que outras, portanto é um fator que deve ser levado em consideração juntamente com a finalidade do jardim.

Tipos de grama

Grama São Carlos

Este tipo de grama é conhecido como grama curitibana ou grama tapete, o que se deve à sua folha larga e que cria um gramado mais espesso. Como característica, destaca-se a tolerância à meia sombra e também ao sol pleno, ao passo que a mesma apresenta um crescimento mais lento em comparação às outras espécies de grama utilizadas na jardinagem. Desta forma, exige menos manutenção.

Grama Santo Agostinho

A grama santo agostinho é adaptável a locais em que a salinidade é alta, além de se desenvolver bem na grama e no frio, tendo boa resistência ao pisoteio.

Grama Esmeralda

É a mais popular de todas as gramíneas e tem aplicações residenciais, públicas e em locais privativos. Esta grama possui folhas mais estreitas, o que dá delicadeza ao gramado. De baixo custo, é considerada resistente ao pisoteio e não exige plantação em solos tão ricos em nutrientes. Outro fator positivo é a resistência à incidência de sol, considerada boa.

A Gramas Diamante trabalha com gramas esmeraldas para os mais diversos fins. Entre em contato conosco e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *