Cinco estilos de jardins para te inspirar

Tempo de leitura: 4 minutos

As pessoas têm dado cada vez mais valor aos espaços da casa que oferecem conforto e remetem ao contato com a natureza. Dessa forma, o cuidado com a jardinagem se tornou terapêutico e atrai cada vez mais pessoas. Pensando nisso, separamos 5 estilos de jardins para te inspirar e deixar o ambiente ainda mais bonito.

JARDIM INDIANO

Jardim indiano
Jardim indiano

A cultura indiana, muito conhecida por grandiosas construções que remetem à areia, também é bastante conhecida por seus jardins. O jardim indiano é construído para contemplação e calma e, por isso, traz grandes áreas de grama, além de lagos ornamentados, em formato longitudinal ou retangular.

A utilização de pedras e formas que lembram círculos, entrelaces e enfeites têm a função de enriquecer a estética e lembra os templos indianos. Na floração, utiliza-se, principalmente, gardênia, lótus, orquídeas e jasmim.

JARDIM JAPONÊS

Jardim japonês
Jardim japonês

Os jardins japoneses buscam transmitir paz, espiritualidade e sabedoria. A contemplação, uma das formas de meditação japonesa, é incentivada através da água sempre presente. A continuidade e a harmonia entre os elementos devem estar sempre presentes, mostrando que tudo está no lugar de forma natural.

Para construir um jardim japonês, a dica é investir em pedras cobertas por musgo, arbustos verdes e, principalmente, grama. Para pontes e bicas de água, é interessante utilizar madeira e, se possível, o bambu, lembrando sempre de transmitir calma e concentração. Outras dicas são usar cordas finas para prender as lanternas japonesas através do caminho guiado do jardim, colocar sinos de vento e carpas dentro do lago. Para ornamentação do ambiente, a flor de cerejeira é a mais utilizada.

JARDIM INGLÊS

Jardim inglês
Jardim inglês

Entre os diversos estilos de jardins, o jardim inglês surge como uma reinvenção da jardinagem japonesa. Assim como na cultura oriental, neste tipo de jardim é preciso pensar na harmonia, mas não a harmonia simétrica e sim aquela que reflete a naturalidade das coisas dispostas no jardim.

Os jardins ingleses são caracterizados pela paisagem natural, com formas arredondadas e curvas e relevo que ajuda a construir o caminho guiado. Além de gramados extensos, a dica é valorizar a distorção de árvores e até mesmo as sinuosidades.

Neste tipo de jardim, o belo se encontra em folhas caídas no chão, árvores mortas, lagos ou riachos e grama selvagem, como um bosque natural, com pouquíssimas intervenções do ser humano.

JARDIM TROPICAL

Jardim tropical
Jardim tropical

O segredo para a composição de um jardim tropical são as palmas. Palmeiras diversas, calatéias, samambaias e agave são as plantas escolhidas para esse ambiente. Para harmonizar, a instrução é investir em cores vivas, formas esculturais, pedras, lagos e fontes de aparência natural. Assim como no jardim inglês, a intenção é que o cenário pareça quase intocado pelo ser humano, como as praias desertas.

A iluminação e as texturas, em geral, devem aparentar certa rusticidade e fugir dos elementos que remetam à simetria.

JARDIM ITALIANO

Jardim italiano
Jardim italiano

O jardim italiano certamente é o que mais remete a flores, frutas, estátuas e fontes, trazendo um contexto clássico.

Viburno, buxinho, topiaria e plantas hortículas são fundamentais na composição do jardim italiano e devem se integrar de forma harmônica: arbustos casam muito bem com estátuas, assim como estátuas casam muito bem com as fontes, que são característica mais proeminente do jardim italiano.

Para compor os caminhos guiados, é interessante usar cercas vivas, além de plantas de climas mediterrâneos ou temperados, capazes de resistir ao frio, e que forneçam frutas na primavera.

O toque final na composição é dado com bancos e vasos cerâmicos, reproduzindo o clima romântico da Itália.

 

Para escolher o seu preferido entre os variados estilos de jardins, é importante entender a necessidade de cada tipo de jardim e qual deles se encaixa melhor na sua personalidade e orçamento, considerando a manutenção que as plantas e a ornamentação requerem.

A Gramas Diamante trabalha com grama esmeralda com garantia de procedência e qualidade para você ornamentar seu jardim e ter um espaço bem cuidado e bonito, independente do estilo escolhido. Para saber mais, entre em contato conosco ou solicite nossa ligação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *